Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » HPV saiba o que é e como proteger sua filha, vacina disponível em Barra do Bugres

HPV saiba o que é e como proteger sua filha, vacina disponível em Barra do Bugres


HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero ou garganta. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual, 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Conforme o tempo passa, entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido nenhuma lesão. Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.

Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta. 99% das mulheres que possuem Câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.

Segundo a coordenadora da vigilância em saúde de Barra do Bugres Mara Souza as meninas de 9 à 13 anos devem ser vacinadas contra o HPV, em todas as unidades de saúde do município já disponibilizam a vacina, portanto as adolescentes devem procurar os postos de saúde nos horários de atendimento para serem vacinadas.

Mara Souza relata que a vacina não existia na rede pública, mas vendo a necessidade da imunização nas adolescentes, o ministério de Saúde à incluiu no calendário vacinal no ano de 2014.

Ano passado a vacina era realizada no dia "D", depois de seis meses se tomava outra dose, só depois de cinco anos que a menina tomava outra dose novamente, após pesquisas foi descoberto que com apenas duas dose a adolescente estará imunizada, portanto este ano as meninas de 9  à 13 anos deve tomar a primeira dose agora e depois de 06 meses tomar a segunda dose, novamente. 
 
A coordenadora explica ainda que as mulheres que são casadas com portadores do vírus HIV, também se enquadram nessa faixa etária para receber a vacina.

As unidades de saúde de Barra do Bugres faz atendimentos das 07h as 11h, das 13h às 17h, mas de acordo com a Coordenadora da vigilância para não ficar na espera devido as pesagens que são feitas antes da consultas, o ideal é chegar a partir das 8:00hs na parte da manhã e na parte da tarde a partir das 14h.


Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização