Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Unemat aprova projeto junto ao Ministério da Saúde

Unemat aprova projeto junto ao Ministério da Saúde



por Hemilia Maia

Mato Grosso teve três projetos aprovados junto ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS) do Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres, aprovou um e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) aprovou dois, um pelo campus de Cuiabá e outro pelo de Rondonópolis. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira, dia 5 de abril.

O Projeto PET Saúde da Unemat foi elaborado por professores da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis), composta pelos cursos de Educação Física, Enfermagem e Medicina. O professor Alcione Lescano de Souza Júnior, doutor em Fisiologia Humana, é o coordenador geral do projeto que teve a participação aprovada para 21 integrantes que receberão bolsas auxílio do Ministério da Saúde conforme tabela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integram o projeto professores e acadêmicos da Facis; profissionais de saúde do SUS como gestor, médico, enfermeiro e nutricionista; e professores de Educação Física da rede pública de Educação de Cáceres.

Os principais objetivos a serem atingidos por meio do PET Saúde serão as adequações dos projetos políticos-pedagógicos dos cursos da Facis com as necessidades do SUS; a capacitação dos bolsistas e dos preceptores (profissionais de saúde que coordenam as atividades de estágio e internato) por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizagem com o intuito de integrar profissionais de saúde e Universidade; e promover educação em saúde nas escolas públicas de Cáceres. 

De acordo com o coordenador, professor Lescano, a instrumentalização dos preceptores com ferramentas de ensino para que eles coordenem e avaliem melhor as atividades dos alunos nas unidades de saúde, assim como a capacitação destes alunos é de fundamental importância. “Uma ação alimenta a outra”, explicou Lescano que também enfatiza que apesar do projeto ter duração de dois anos os resultados obtidos por ele serão permanentes, “pois neste projeto, aprenderemos como capacitar nossos colaboradores externos para a formação dos nossos alunos”.

As atividades do projeto iniciam no mês de maio de 2016. Dentre as ações do projeto, estão: realização de fóruns; palestras; oficinas e seminários; elaboração de diagnóstico para elencar problemas de saúde na região e elaboração de estratégias de intervenção; prestação de serviços à comunidade; discussões referentes aos projetos políticos-pedagógicos dos cursos da Facis; e um seminário de integração por ano. 

PET- Saúde/GraduaSUS - Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde - SUS, de acordo com seus princípios e necessidades, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.


O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior – SESu, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/GSI/PR).
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização