Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Professoras da Unemat ganham prêmio InovaSUS 2015

Professoras da Unemat ganham prêmio InovaSUS 2015



por Hemilia Maia

Foi divulgado esta semana o resultado do prêmio InovaSUS 2015 e o relato ‘Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviços: (trans)formando paradigmas’ das professoras do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Fabiana Aparecida da Silva e Denise da Costa Boamorte Cortela.  Como terceiro colocado da Região Centro Oeste na categoria ‘Gestão da Educação’ o projeto receberá a premiação de 90 mil reais que será paga pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

Fabiana Silva lembra que este relato foi resultado do projeto Faimer Brazil desenvolvido por ela em parceria com a médica oftalmologista Carolina Mosena Angeloni. De acordo com as professoras Fabiana Silva e Denise Cortela o prêmio será empregado na institucionalização do Programa Permanente de Processos Educacionais na Saúde (Propes) vinculado a Faculdade de Ciências da Saúde (Facis). O Propes desenvolverá ações de formação e capacitação para docentes, acadêmicos preceptores, agentes comunitários de saúde, gestores municipais e representantes da comunidade. As professoras acreditam que os recursos chegarão até o mês de junho o que possibilitará o início das atividades já no segundo semestre.

As ações desenvolvidas pelo Propes por meio de oficinas, cursos, palestras e fóruns de discussão atenderão, por exemplo, os artigos 34 e 35 das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina 2014 (DCN/2014) que propõe a manutenção de programa permanente de formação e desenvolvimento docente em saúde e o desenvolvimento e o fomento da participação dos profissionais da rede de saúde em programas de formação permanente. Também atenderá o artigo 12 dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Serviço (Coapes) que entre seus artigos diz que compete as Instituições de Ensino Superior (IES) oferecer oportunidade de formação aos profissionais, gestores e estudantes.


Veja todos os resultados do InovaSUS 2015 em: 

portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/abril/04/RESULTADO-INOVASUS-GESTAO-DA-EDUCACAO.pdf
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização