Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Nova Olímpia : Idosos recebem carteira que garante gratuidade em viagens

Nova Olímpia : Idosos recebem carteira que garante gratuidade em viagens



Em ato realizado na manhã desta terça-feira, 5, na sede do Centro de Referência de Assistência Social, a primeira dama e secretária Selma Aragoso Masson entregou mais de 60 Carteira do Idoso, que garante o acesso de idosos à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais.

No ato da entrega, acompanhada pelas técnicas do CRAS, Selma Masson destacou que para o idoso ter acesso à Carteira, é necessário realizar a inscrição no Cadastro Único, e após fazer inscrição, as informações seguem para o Ministério do Desenvolvimento Social, que tem um prazo de 120 dias para emitir essa carteira. Durante esse prazo, o próprio CRAS emite uma declaração provisória que tem validade de 180 dias. “Com essa declaração, eles já passam a ter o seu direito de transporte gratuito assegurado em todo território nacional e já podem viajar”, explicou a primeira dama.

Para a assistente social do CRAS, Cleide Moreira, a entrega das carteiras é um avanço. Ela esclareceu sobre a utilidade da Carteira do Idoso, ressaltando que a mesma é um instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).  “Não é um presente, é um direito garantido”, completou, informando que as empresas devem reservar duas vagas por veículo para idosos.


A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos. Para a solicitação, o idoso precisa estar munido de documentos pessoais, como CPF, RG, Título de Eleitor, comprovante de endereço, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento e duas fotos 3x4. A validade da carteira é de dois anos em todo território nacional.
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização