Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Visita à fazenda da universidade fecha programação da Missão aos EUA com chave de ouro

Visita à fazenda da universidade fecha programação da Missão aos EUA com chave de ouro


     

Asssessoria Gecom

O último dia de visitas às propriedades rurais do Kansas foi na fazenda de gado de corte mantida pela Universidade Estadual do Kansas. Para o grupo, composto por produtores rurais mato-grossenses e técnicos da Famato, Senar e Imea, a Missão Técnica foi fechada com chave de ouro. Na propriedade os estudantes vivenciam o cotidiano de uma fazenda onde se cria bovinos, com as dificuldades e necessidades dos produtores do Kansas e ali o ensino-aprendizagem acontece a todo o momento.

"Isto aqui é um sonho para qualquer agropecuaristar", afirmou o produtor rural e vice-presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Édio Brunetta. "É uma escola da vida real. A fazenda prepara o profissional na prática e não apenas na teoria", avalia. Na fazenda, de responsabilidade do departamento de Animal Sciences and Industry (ASI),  ciências animais e industrial (tradução livre) professores, técnicos e alunos recriam gado de corte, há espaço para pastagens, animais em confinamento, armazém de ração, maquinário e tudo mais que os produtores têm direito.

Nos Estados Unidos não existe uma instituição que capacita a mão de obra, como o Senar no Brasil. Quem faz isso são os próprios produtores rurais nas propriedades e a universidade mantém programas que auxiliam os pecuaristas na qualificação dos funcionários. "Vimos a universidade muito presente na vida do produtor. A extensão rural é feita pela universidade e vimos que a sociedade retribui essa prestação de serviço", avalia o gerente de Educação Profissional Rural e Assistência Técnica do Senar-MT, Armando Urenha citando a participação dos produtores no Leilão de gado anual Legacy Sale, realizado na Universidade Estadual do Kansas.

"É impressionante a paixão da cidade pela universidade. Todos vestem o roxo que é a cor da universidade e os produtores que estudaram na universidade ou tem filhos estudando lá fazem doações para os programas serem realizados”, destacou o gestor da Famato,  Guto Zanatta. "Na fazenda vimos placas em homenagem a alguns produtores rurais. Eles fizeram doações para financiar os programas da universidade financiar”.

"Saímos daqui com o pensamento comum que temos tudo no Brasil, estamos no céu com clima, pastagem e água em abundância. Nos EUA  tem um inverno rigoroso, falta chuva, tem que irrigar até pasto e mesmo com todas as dificuldades eles estão produzindo muita carne", avaliou o produtor e guia da Missão, Ricardo Arioli.

Para o produtor Paulo Carvalho, um dos vencedores do Prêmio Famato/Senar a sua propriedade só recebeu esse reconhecimento por causa do pessoal que trabalha na propriedade, são vaqueiros, capatazes que têm orgulho da profissão. "Eles que fazem o sucesso da fazenda e se hoje eles estão orgulhosos do trabalho que realizam é graças a valorização da profissão e nisso o Senar-MT tem ajudado muito, pois qualifica o pessoal e eles desenvolvem a função da melhor maneira possível", comentou.

Dia de festa – Antes de chegar a fazenda de gado de corte, a comitiva mato-grossense, acompanhada pelo professor Luis Delamanha, visitou as instalações do laboratório de inseminação artificial da universidade, sendo orientada pelo resposavel pelo local, professor Tom Tow. Já na fazenda, o chefe do setor de Gado de corte, Dale Blasi,  deu as boas vindas ao lado do professor, James Drouillard e do chefe do departamento Animal Sciences and Industry, Kenneth Odde.
A comitiva de mato-grossenses que visitaram o EUA  chegou em Cuiabá no  fim da tarde desta segunda-feira (07.03). Cansados, mas com muitas informações, conhecimento e novas ideias na bagagem.

O Senar-MT juntamente com a Famato, o Imea e os 89 sindicatos rurais formam o Sistema Famato, que dá suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.




Fonte: Assessoria Gecom
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização