Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Criatividade e Inovação são temas da Parceria Educacional 2016

Criatividade e Inovação são temas da Parceria Educacional 2016




Inovação. Este é o assunto principal tratado nesta quarta-feira (02.03) durante a Parceria Educacional 2016, evento que reúne cerca de 200 instrutores credenciados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Mais não foi só isso. Criatividade e diversas outras palavras como atitude, ética, compromisso, vontade, motivação, ideias e novidade também nortearam as discussões do primeiro dia de encontro que termina nesta quinta-feira (03.03).

Este evento acontece anualmente e tem como principal objetivo o alinhamento entre os prestadores de serviços educacionais e a instituição. Além das informações sobre os processos administrativos e metodológicos, a cada ano é escolhido um tema e, em 2016 foi inovação e criatividade. O assunto atraiu a atenção dos participantes que ficaram no auditório do Hotel Sesc Pantanal, onde acontece a Parceria Educacional até por volta das 21 horas.

Aceleradoras – ambientes propícios para a propagação de novas ideias. Este foi um dos assuntos abordados pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. Ele contou que o projeto está sendo implantado e que as conversas com as universidades, faculdades e instituições de pesquisa estão bem adiantadas. "Queremos dar a oportunidade para aqueles que têm alguma ideia inovadora, poder colocá-la em prática".

O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio convidou os instrutores para ajudarem a construir este projeto das Agroaceleradoras. “Preciso de vocês. Na era digital a colaboração é muito importante. Ninguém faz nada sozinho”, ressalta Celidonio que aproveitou para citar a famosa frase: "Os dias em que a inovação cabia apenas para um pequeno grupo de mentes brilhantes ficaram no passado".

Sem deixar para depois, Celidonio anunciou outras novidades para 2016 como "O Dia da Inovação" e a plataforma de Inovação. Em sua palestra citou ideias simples com resultados eficientes e instigou os instrutores credenciados junto a instituição de ensino rural a colocar em prática e compartilhar suas ideias.

Para deixar os participantes ainda mais motivados, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Márcio Andrade Batista, que ganhou recentemente o Prêmio Novelis de Sustentabilidade, e é o primeiro brasileiro a concorrer ao Prêmio Nobel de Educação falou sobre educação científica como agente de transformação social e empreendedora.


"A educação é libertadora", ressalta Batista. De forma bem descontraída, o professor mostrou que não adianta ter a ideia é preciso de a vontade e motivação para transformá-la em um produto ou uma solução. "Isso pode acontecer da noite para o dia, mas também pode demorar. Informação e conhecimento contribuem muito para esse processo de geração de novas ideias".

Para encerrar o dia, o escritor, professor e consultor de estratégia de comunicação e marketing, Mário Persona, falou sobre criatividade e inovação. Segundo ele, criatividade é gerar ideias e inovação é colocá-las em prática. "Juntando estas duas coisas temos as mudanças, soluções e novas ideias".

Durante quase duas horas Persona apresentou "pitadas" de conhecimento e dicas de como desenvolver a criatividade e novas ideias. Com muito bom humor, ele também mostrou como os instrutores credenciados junto ao Senar-MT podem instigar as pessoas que fazem os treinamentos a trazerem as necessidades e as demandas do campo para serem atendidas com as inovações e as novas ideias.

OUTRAS ATIVIDADES – Além dos alinhamentos com a equipe técnica da instituição de ensino que incluiu balanço de 2015, apresentação dos projetos em andamento e novas ações que vão ser executadas em 2016, o público da Parceria Educacional 2016 também discutiu saúde e segurança no trabalho.

O grupo Casa João de Barro tratou do assunto de forma lúdica e bem divertida. Os participantes deixaram a vergonha de lado e contaram suas histórias e o grupo utilizou a dramaturgia para fazê-los refletir sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual – popularmente conhecido como EP e a importância da saúde e da segurança no trabalho.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.


Fonte: GECOM Senar-MT
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização