Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Aula inaugural contou com a presença de renomadas pesquisadoras em Linguística

Aula inaugural contou com a presença de renomadas pesquisadoras em Linguística


Hemilia Maia


Foto por: Moisés Bandeira

Bethania Mariani (UFF), Taisir Karim (Unemat), Ana Di Renzo (Unemat) e Mónica Fontana (Unicamp/CNPq)

Nesta segunda-feira (07.03) foi realizada a aula inaugural da 1ª turma de doutorado em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, campus de Cáceres com a presença da reitora da Instituição, Ana Maria Di Renzo. Os oito doutorandos do programa Stricto Sensu em Linguística tiveram a oportunidade de iniciar seus estudos com duas pesquisadoras de notória importância em Linguagem no Brasil.

As professoras Bethania Sampaio Corrêa Mariani (UFF) e Mónica Graciela Zoppi Fontana (Unicamp/CNPq) apresentaram em primeira mão a Enciclopédia Virtual em vídeo, ‘Verbetes em Análise do Discurso’ desenvolvido no Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde a Bethania Mariani é uma das coordenadoras.

A enciclopédia virtual em vídeo “É uma wikivisual onde fazemos vídeos curtos, com 5 minutos de duração em média, que serão postados no canal UFFtube, em que pesquisadores relevantes da área apresentam conceitos e/ou pequenos trechos de pesquisa desenvolvida. Esse projeto, além de propiciar de modo inovador a divulgação da Análise do Discurso, busca promover estudo e pesquisa por parte dos alunos envolvidos, uma vez que os conceitos que são gravados são objeto de estudo em reuniões do LAS”, explicou Bethania Mariani.

Mónica Fontana lembrou a relação de longa data com a Universidade do Estado de Mato Grosso onde, sob forte emoção, disse “A Unemat está em mim”. A pesquisadora apresentou seu trabalho ‘Entre a Função-Autor e o Nome de Autor” aos novos doutorandos, mestrandos e acadêmicos da Unemat. Renilce Miranda Cebalho Barbosa, professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Cáceres, mestre em Linguística pela Unemat, agora  doutoranda também em Linguística pela Instituição considerou o evento extremamente produtivo. “Foram abordados temas pertinentes ao processo de produção do conhecimento já na aula inaugural”, comentou.

Já Wolber Sebastião Pereira, professor da Unemat, campus de Alta Floresta, atualmente na gestão da Diretoria de Regulação do Ensino Superior, é mestre em Linguística pela primeira turma da Unemat e agora doutorando também da primeira turma tem as melhores expectativas com relação ao curso de doutorado. “A ideia é que nós doutorandos possamos contribuir, através do programa, para a consolidação da pesquisa Linguística no estado de Mato Grosso para que seja também uma referência nacional”, afirmou Wolber Pereira.

Aula inaugural

Durante a abertura do programa de pós-graduação, em nível de Doutorado, em Linguística da a reitora, Ana Di Renzo, que também é professora do curso de Letras da Instituição e doutora em Linguística, lembrou os tempos em que as atividades de pesquisa foram iniciadas no curso: “Nós não tínhamos nada, só a vontade de estudar” e chegou a citar algumas passagens que nortearam a caminhada até o mestrado e, agora, o doutorado.  “Hoje a emoção é olhar para traz e ver aonde chegamos. A preocupação agora é com o futuro. Nós somos da velha guarda, Neste momento nossa tarefa é de preparar aqueles que darão continuidade”, concluiu Ana Di Renzo.

Mesa de Autoridades


Compôs a mesa de autoridades a reitora da Unemat, Ana Di Renzo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Zanin; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Maquêa; o diretor Político-pedagógico e Financeiro do campus de Cáceres, Antonio Francisco Malheiros; Elizabeth Batista, diretora da Faculdade de Educação e Linguagem (Facel) do campus de Cáceres; coordenador do programa de Pós-graduação em Linguística, Taisir Mahamudo Karim;  a vice-coordenadora do programa de Pós-graduação em Linguística, Edileusa Gimenis Moralis; coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (Cepel), Joelma Bressanin e coordenadora do Profletras em Cáceres, Vera Regina Martins e Silva.
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização