Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Tecnologia é a palavra de ordem no fórum de Abu Dhabi

Tecnologia é a palavra de ordem no fórum de Abu Dhabi


     


Sistema Famato/Senar

A precisão da informação, o acúmulo e a transformação de dados e a adoção do resultado tecnológicos na agropecuária são palavras de ordem no atual momento que o setor do agronegócio vive no mundo. Pelo menos foi essa a percepção dos membros da comitiva do Sistema Famato/Senar que participam, nos Emirados Árabes, do Fórum Global para Inovações na Agricultura nesta semana. O evento, cuja abertura contou com a palestra do governador Pedro Taques, propõe demonstrar o que há de mais avançado na atividade agrícola. O fórum, iniciado nesta terça-feira (16/02), ocorre em Abu Dhabi até quinta-feira (18.02). A temática vem ao encontro das estratégias que o Sistema tem estabelecido nos últimos meses.

"Mato Grosso é o estado que está na vanguarda da produção agrícola brasileira e só é menos competitivo por questões de logística, não por adoção de tecnologia. Os produtores estão cada vez mais aplicando avanços em suas lavouras. Resta ao Estado, agora, se apropriar desse conhecimento e, a partir dele, produzir inovações e tecnologia. É o foco para o futuro que já começou", ponderou o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, após participar da primeira manhã de atividades no evento. 

Para Otávio Celidonio, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), a manhã do evento foi bastante produtiva justamente quanto ao tema sobre a aplicação de inovações no campo. "Tecnologia e Big Data foram as palavras de ordem nesta manhã. Temos muitas oportunidades para aproveitar e prover tecnologia para os produtores de Mato Grosso", mencionou.

A pauta da "agrointeligência", como denomina Rui Prado a revolução tecnológica que o setor começa a passar, vem sendo sistematicamente trabalhada pelo Sistema Famato/Senar desde 2015. Em contato com centros de pesquisas de excelência de universidades do Estado na área agropecuária, o representante do setor produtivo vem propondo a formação de um grupo composto por produtores rurais, pesquisadores e analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e do Senar-MT para sistematizar os estudos e o desenvolvimento tecnológico para a agronegócio. A partir das informações capturadas no campo para produzir conhecimento e inovação a serem aplicados no setor mundo afora.

"A intenção é que Mato Grosso seja um produtor de conhecimento, de tecnologia a ser disponibilizada para os produtores locais e do mundo. Ao contrário de a gente comprar tecnologia, vamos produzi-la", esclareceu Prado. A atividade de pesquisa de forma sistemática deve acontecer por meio da criação de uma espécie de "Startup" inicialmente denominada "AgroAceleradora".

FÓRUM – A palestra do governador Pedro Taques na manhã desta terça-feira traçou, dentro outros assuntos, as potencialidades que Mato Grosso possui, sobretudo quanto à sua produção agropecuária e sua capacidade econômica. Ele foi o único palestrante da abertura do evento. No período da tarde, a comitiva visitaria a planta de uma empresa multinacional de produção de alimentos.

Ainda estão previstas reuniões com câmaras de comércio, visitas à fazenda modelo e a um instituto de ciência e tecnologia. A programação se encerra com uma reunião com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) no fim da tarde de quinta-feira.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.



Fonte: Assessoria Gecom
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização