Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Senar-MT contribui para certificação de propriedade rural em Sapezal

Senar-MT contribui para certificação de propriedade rural em Sapezal


Nesta semana o agronegócio mato-grossense comemorou mais uma conquista. A Fazenda Planorte, de propriedade do Grupo SLC Agrícola, localizada no município de Sapezal recebeu três certificados de qualidade: OHSAS 18001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional; NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental; e o NBR 16001 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social.

De acordo com o coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional da Fazenda Planorte, Douglas Andrade, a parceria entre a fazenda, o Sindicato Rural, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) foi muito importante para a conquista dos certificados. "O Senar-MT é o braço direito na qualificação dos colaboradores da fazenda Planorte. Um colaborador qualificado melhora o desenvolvimento das atividades do dia-a-dia, tanto em questão de segurança, qualidade e de produção", ressalta.

Andrade explica que a certificação é um selo de qualidade concedido à empresa rural pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). "Não é fácil conquistar um certificado. Os auditores do Inmetro são bem cautelosos nas avaliações", afirma.  Além da fazenda em Sapezal, outras três propriedades do grupo estão em Mato Grosso.  "O grupo possui 15 fazendas no Brasil. A Fazenda Planorte foi a quinta certificada e a meta do grupo é conquistar certificação em pelo menos 10 propriedades", antecipa.

O presidente do Sindicato Rural de Sapezal, José Guarino, também considera a parceria  positiva. "O Senar-MT teve fundamental importância, nesse processo levando cursos, principalmente os de Normas Regulamentadoras, que tratam de questões social, ambiental e trabalhista. Estas Normas são exigidas para conceder a certificação", informou.

De acordo com a mobilizadora Maria José Mauricio, foram oferecidos de forma gratuita, ao longo de um ano, cerca de 15 cursos com 40 horas cada. "Estes treinamentos aconteceram de segunda à sexta, com 15 participantes por turma, beneficiando mais de uma centena de pessoas".

No ano passado o Senar-MT em parceria com o Sindicato rural de Sapezal realizam na Fazenda Planorte os treinamentos de  NR 31.08 - Segurança na aplicação de agrotóxico, atendendo cerca de 50 colaboradores. O treinamento de Manutenção de tratores agrícola para capacitar três mecânico, NR 10 - Segurança em instalações eletricidade, outros 10 funcionários, Secagem e operação de secadores, outros 10 funcionários e ainda Operador de Motossera, atendendo outros três colaboradores.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.



Fonte: Gecom Senar-MT
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização