Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Peneira do Arsenal evidencia popularização do futebol americano

Peneira do Arsenal evidencia popularização do futebol americano



“Já são 27 milhões de brasileiros interessados na NFL”, disse a Ibope Recupom

A seletiva feita pelo Cuiabá Arsenal, nesse fim de semana, que visava encontrar novos atletas para o plantel do time, teve recorde de participação. Foram 405 candidatos inscritos para a maratona de testes físicos na busca por vagas na equipe bicampeã brasileira. Número que aliado com a audiência da ESPN no Brasil, estatísticas de pesquisas de internautas brasileiros, aumento de público nos estádios, nas transmissões no cinema e maior fluxo de visitas no site da NFL, atestam a ideia de propagação do futebol americano por todo o país.

A audiência da transmissão do Super Bowl 50, a final do campeonato de futebol americano da terra do Tio Sam (EUA), ocorrida no início do mês, comprova o crescente interesse do brasileiro pela modalidade. A partida entre Denver Broncos e Carolina Panthers garantiu a liderança da audiência para a ESPN entre todos os canais de TV fechada, segundo a Kantar Ibope. A final teve 62% de share, que é o tempo que o público gasta para assistir televisão em determinado período, com 27,2% dos fãs com mais de 50 anos, 26,6% entre 35 e 49, 22,6% entre 25 e 34 e 12,5% entre 18 e 24 anos.

O Super Bowl também foi exibido nos cinemas brasileiros, pelo 3º ano seguido, pela empresa Cinelive, que realiza transmissão de conteúdo digital via satélite para cinemas, em parceria com a ESPN. Ao todo a final foi passada em 77 cinemas, de 18 estados mais o Distrito Federal. Com aumento de 17,7% na comercialização de entradas. Em 2015 foram vendidos 8.500 ingressos e, neste ano, foram 10 mil. Resultados que mostram o aumento do público desse esporte.

Outro indicador dessa crescente popularização é uma pesquisa da Consultoria Bites, que revela que o site da NFL (National Football League) é mais popular entre os brasileiros do que o da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Segundo essa pesquisa, nos últimos meses, o site da NFL recebeu quatro milhões de visitas de brazucas, enquanto o da CBF recebeu três milhões de internautas tupiniquins. Uma grande diferença de cerca de um milhão de visitas.

E não fica nisso, estatísticas do Google Trends, uma ferramenta do Google que permite analisar a evolução do número de pesquisas feitas pelos internautas ao longo do tempo, mostram que o índice médio de volume de busca do futebol americano, de 2010 até 2016, é superior ao de esportes como judô, ciclismo e fisiculturismo. Enquanto o índice do FA é de 59, na comparação com os esportes citados, o do judô é de 15, ciclismo de 45 e fisiculturismo de 22.
Estatística de MT
Em Mato Grosso a situação fica ainda mais evidente no Trends. O índice médio de volume de busca do futebol americano dentro do estado é de 43, de 2010 até 2016, enquanto o de judô é de zero, ciclismo é de 12 e fisiculturismo é zero. Além disso, enquanto o índice de busca de outros esportes está em série histórica de queda, na comparação com o futebol americano, como o voleibol e o basquete, a série do FA está em contínua alta. Tendo até ultrapassado o índice anual do vôlei em 2015. Ou seja, o tradicional vôlei foi superado em busca no ano passado.

De acordo com o presidente do Cuiabá Arsenal, Paulo Cesar Machado, o público procura cada vez mais por informações a respeito do futebol americano, tanto o praticado na terra do Tio Sam quanto no Brasil. Segundo ele, a cada ano que passa os clubes estão mais organizados e consistentes. E o empresariado ciente da popularidade tem feito investimentos. O que contribui ainda mais para a viabilidade do esporte.

“O futebol americano cresceu muito na última década. Já temos clubes que não são mais considerados amadores, mas sim semiprofissionais. Por conta do grau de organização de eventos, ter times de base, patrocinadores e público. Mato Grosso é parte significativa dessa história nacional. Com partidas memoráveis no Dutrinha e na Arena Pantanal. Detendo recorde de público no Brasil, com 15.197 pessoas entre Arsenal e Coritiba Crocodiles”, avalia Paulo Cesar.

Junior Martins / AACA
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização