Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Notificação de casos do vírus zika passa a ser obrigatória

Notificação de casos do vírus zika passa a ser obrigatória




Todos os casos suspeitos de zika deverão ser comunicados pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, às autoridades de saúde, semanalmente, em todo país.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última semana. Nos casos de gestantes com suspeita de infecção pelo vírus ou de óbito suspeito, a notificação será imediata, ou seja, deverá ser feita em até 24 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ocorrência de casos novos de uma doença transmissível ou agravo, passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde, indica que a população está sob risco. A doença pode representar ameaças à saúde coeltiva e precisa ser detectada e controlada ainda em seus estágios iniciais.

A mudança na notificação é resultado de uma análise criteriosa dos métodos de acompanhamento do vírus zika no Brasil. Até então, a doença era monitorada por meio do sistema de vigilância Sentinela para prestar apoio às medidas de prevenção à doença.

O zika é uma doença nova país, tendo sido identificada pela primeira vez em maio de 2015 e, como qualquer nova patologia identificada, necessita de estudos e reavaliações periódicas.


A portaria incluiu no total, 48 doenças, agravos e eventos de saúde que devem ter a notificação obrigatória. Enfermidades como a dengue e a febre chikungunya, que assim como o zika vírus são relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, já constavam da lista.
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização