Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » ALMT firma parceria com a Famato para projetos de cidadania

ALMT firma parceria com a Famato para projetos de cidadania

Os presidentes da Assembleia Legislativa e da Famato, Rui Prado, assinaram Termo de Cooperação Técnica nesta quinta-feira

KLEVERSON SOUZA


Assessoria da Presidência 

A Assembleia Legislativa e o Sistema Famato, por meio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), firmaram parceria na quinta-feira (11) para a atuação conjunta nos projetos de cidadania de ambos: Assembleia Itinerante e Mutirão Rural.

Os presidentes do Poder Legislativo, Guilherme Maluf (PSDB) e do Sistema Famato-Senar, Rui Prado, assinaram Termo de Cooperação Técnica e argumentaram que o objetivo é levar serviços aos cidadãos que moram em localidades mais distantes da capital.

“Vamos trabalhar junto com o Senar nesse projeto [Mutirão Rural], nessa caravana que é feita junto aos municípios, não necessariamente nas sedes, mas nas localidades rurais através dos sindicatos rurais para que a gente possa chegar naqueles cidadãos que moram distantes dos centros dos municípios. A Assembleia Legislativa vai ser parceira levando o Espaço Cidadania e todos os seus serviços para chegar ao cidadão”, afirmou Guilherme Maluf.

O Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa levará no projeto Mutirão Rural, a estrutura para fornecer de forma gratuita, o documento de identidade à população rural. Também será estudada a possibilidade de oferecer serviços oftalmológicos com a entrega de óculos às pessoas que estão com dificuldade na visão após a análise clínica.

Da mesma forma, o Mutirão Rural participará do projeto Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo, que já foi realizado no ano passado em Comodoro e Rondonópolis, abrangendo 14 municípios. Neste ano, a primeira edição será realizada em Sinop, nos dias 26 e 27 deste mês.

As próximas edições da Assembleia Itinerante acontecem em Cáceres, no mês de março, em Tangará da Serra no mês de abril, Barra do Garças no mês de maio e em Várzea Grande no mês de junho.
“Essa parceria é de via dupla, nós estamos participando do projeto do Senar e eles vão participar também da Assembleia Itinerante. Estamos fazendo um grupo que possa fortalecer os serviços de cidadania”, argumentou Maluf.

MUTIRÃO RURAL

O Mutirão Rural percorreu 40 municípios no ano passado, atendendo 13 mil pessoas. Neste ano, serão 52 cidades a ser percorridas, levando documentos de identidade, CPF, títulos de eleitor, core de cabelo, instruções de saúde e alimentação, esporte e lazer.

“Para nós, é muito importante essa parceria com a Assembleia Legislativa porque o nosso objetivo é atender quem está lá no campo, quem está longe da capital e tem necessidade, por exemplo de uma carteira de identidade, vários pequenos produtores que tem essa dificuldade. Nada mais justo que nós, que representamos os produtores rurais junto com o poder público, possamos oferecer esse serviço”, disse Rui Prado que reforçou a intenção de fornecer óculos as pessoas com dificuldade de visão, com acompanhamento dos oftamologistas. 
  
O primeiro Mutirão Rural deste ano já acontece no dia 16, na comunidade rural de Cabeceira de Alferes, no município de Acorizal. Criado em 1996, o projeto tem como objetivo, levar cidadania à zona rural. De acordo com o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, o desafio para levar o Mutirão Rural para 52 municípios é grande por causa das distâncias e, em alguns casos, das estradas ruins em função do período de chuvas.

(Com informações da assessoria de imprensa do Sistema Famato-Senar)

Assessoria de Imprensa da Presidência
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização