Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Forças de Segurança recuperam 2.733 veículos em 2015

Forças de Segurança recuperam 2.733 veículos em 2015




Para cada dez veículos roubados ou furtados na Grande Cuiabá, oito são recuperados. Em 2015, foram localizados 2.733 veículos de todos os tipos em Cuiabá e Várzea Grande. As duas cidades apresentam redução de 20% nos roubos de veículos de todos os modelos. Separadas, Cuiabá registrou queda de 4% e Várzea Grande diminuiu 34% nas ocorrências de roubos. Os dados são da coordenadoria de estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

As recuperações de veículos são resultado do trabalho de investigação, patrulhamento aéreo ostensivo realizado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), checagens de veículos nas rondas policiais e, principalmente, a atenção dos policiais durante diligências rotineiras, que tem elevado o número carros, caminhonetes e motocicletas localizados nas cidade de Cuiabá e Várzea Grande. A colaboração do cidadão também tem auxiliado, com denúncias via 197 da Polícia Civil, e 190 da PM, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

As investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derrfva), da Polícia Judiciária Civil, concentram na desarticulação de grupos criminosos que agem individualmente em roubos e furtos de veículos e também nas quadrilhas especializadas que roubam com a finalidade de adulteração, as chamadas clonagens, desmanche para comércio de peças usadas e para trocar por droga e armas na fronteira.

“Estamos prendemos bastante as quadrilhas que estão adulterando veículos para depois comercializar. Veículos clonados são o que temos mais apreendido e temos efetuado mais prisões”, disse o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

2016

Neste ano, segundo o delegado, já são 330 veículos recuperados, 16 operações realizadas e 42 pessoas presas. “Estamos só no começo do ano e a tendência é aumentar esses números para que possamos restituir mais veículos à vítimas”, destacou.

Uma dessas ações ocorreu na segunda-feira (25.01), com a prisão de quatro pessoas na posse de um automóvel roubado. A ação dos policiais da Delegacia de Veículos levou à prisão de Victor Peixoto Rodrigues, Edvaldo Sebastião Silva Brito, Lucas Oliveira Ribeiro e Kairo Vinicius Neves Braga. Eles foram autuados pelos crimes de receptação, associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e uso de documento falso.

O grupo foi flagrado no estacionamento de um supermercado com um automóvel modelo Corolla, prata, roubado no dia 14 de janeiro de 2016 no bairro Altos da Serra, em Cuiabá, que seria repassado para um comprador. Durante a abordagem, os suspeitos apresentaram um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falso.

Em checagem, foi constatado que o carro estava com as placas e os chassis adulterados, sendo a placa original do automóvel OGX 6712. Os quatro não tiveram fiança aplicada por serem penas privativas de liberdade e serão apresentados em audiência de custódia nesta terça-feira (26.01).

A integração dos trabalhos da Polícia Civil e Polícia Militar com ações para prisão e recuperação de veículos e também das delegacias de polícia, que mesmo fora de sua atribuição, contribuem para os índices de recuperação. Um desses exemplos vem da Delegacia do Consumidor que recuperou dois veículos entre segunda e terça-feira (25 e 26) desta semana.

Na segunda-feira (25), a equipe da Decon recuperou um veículo Ford EcoSport, roubado no mesmo dia no bairro Novo Terceiro, em Cuiabá. O roubo aconteceu durante a manhã, quando a vítima saía de casa e foi abordada pelos criminosos. No início da tarde, os investigadores da Decon localizaram o veículo escondido em uma casa abandonada, no bairro Nova Aliança, em Várzea Grande.

Nesta terça-feira (26), em menos de 1 hora, os policiais em investigações de crimes contra o consumidor acabaram apreendendo outro veículo roubado, uma picape modelo Saveiro Cross branco, levada no começo desta manhã de residência no bairro Verdão, na capital

Os policiais ouviram a ocorrência via rádio, durante deslocamento para entregar uma intimação em Várzea Grande, e se deparam com o veículo. O condutor abandonou o veículo e fugiu para um matagal, no Distrito de Passagem da Conceição, em Várzea Grande. A equipe realizou a vistoria e constatou ser o veículo roubado hora antes.

Fonte: Luciene Oliveira | PJC-MT - Fonte: PJC-MT
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização