Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Convênio permitirá acesso a documentos de cartórios em tempo real

Convênio permitirá acesso a documentos de cartórios em tempo real




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) e do Mato Grosso Previdência (MT Prev), assinou na tarde dessa segunda-feira (18), um termo de cooperação com a Corregedoria Geral de Justiça (CCG/MT) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) para ter acesso a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI). 

O objetivo do convênio é proporcionar um acesso mais rápido e amplo às informações existentes nos cartórios notariais e de registros de Mato Grosso por parte dos órgãos do Poder Executivo Estadual. O acesso se dará por meio da CEI, que permitirá aos órgãos consultar e visualizar informações, podendo ainda solicitar certidões e documentos eletrônicos por meio da central, de forma gratuita. 

O secretário de Estado de Gestão, Julio Modesto, afirmou que a parceria será de grande importância não só para o trabalho realizado pela Seges, mas para todo o Governo do Estado. “Será uma importante ferramenta para o Estado, de destaque no país e que fará a grande diferença. Fico imensamente feliz e satisfeito por estar assinando este acordo, que trará grandes benefícios para a gestão pública”, ressaltou.

Modesto explicou ainda que o acesso a CEI permitirá que a Secretaria de Estado de Gestão possa localizar os ativos existentes do Estado, como terrenos, propriedades rurais e urbanas, entre outros imóveis que pertencem ao Poder Executivo, o que antes era inviável. “Quando ainda na transição buscamos informações sobre imóveis pertencentes ao Estado, tudo estava em papéis e não havia um controle real. Agora com o Mato Grosso Previdência, estamos na busca de ativos para compor o fundo previdenciário do Estado e esta ferramenta, sem sombra de dúvidas, irá nos auxiliar muito”, completou.

A CEI também irá auxiliar na localização de servidores aposentados e pensionistas do Estado que já faleceram e que ainda permanecem no Sistema Estadual de Administração de Pessoas (Seap) e consequentemente recebendo proventos. “Nós do MT Prev estamos muito satisfeitos com esse acordo, pois poderemos ter agora o controle dos registros de óbitos em tempo real. Antes já recebíamos os registros para tirarmos do sistema, mas muitas vezes com uma demora de dois a três meses, pois nem sempre a família nos procura para fazer a atualização dos dados. Agora com certeza teremos mais segurança”, salientou o presidente do MT Prev, Ronaldo Tavera.

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip ficou satisfeita com a parceria. “Agradeço por terem vindo e buscado este trabalho que merece ser reverenciado. O produto é bom e por isso assinamos embaixo”, pontuou a corregedora.

Para a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, a assinatura do termo de cooperação é extremamente satisfatória, pois remete ao reconhecimento do trabalho realizado com a implantação da CEI. “É motivo de felicidade para a Anoreg, de muita satisfação, estarmos aqui assinando estes termos de convênio, e nos colocamos a inteira disposição dos novos conveniados. Esse é um momento de transição na história dos cartórios notariais e de registros de Mato Grosso. Hoje podemos afirmar que praticamente 100% dos cartórios do estado estão informatizados e cadastrados na central”, afirmou a presidente.

Além da Seges e do MT-Prev, também assinaram o termo de cooperação o delegado-geral adjunto da PJC em substituição, Rogério Atílio Modelli e o delegado Marcio Moreno Vera, representando o Laboratório de Tecnologia contra lavagem de dinheiro e o presidente do Intermat, Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima.

A Central

A CEI reúne dados e documentos digitalmente das serventias mato-grossenses. Ela foi oficialmente lançada em julho de 2015, mas já estava em funcionamento e sendo alimentada com as informações dos cartórios desde março. O sistema foi desenvolvido em parceria com a CGJ-MT, que normatizou a CEI com a publicação do Provimento nº 81/2014.

Segundo a Anoreg-MT, a iniciativa é inédita no país porque reúne em uma única plataforma seis especialidades de registros públicos: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis. “São 220 cartórios ativos no estado e praticamente todos já estão cadastrados na Central. Somos o primeiro estado no país que está interligado o registro de cartório civil com o INSS”, completou a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin.

Fonte: Dani Danchura - Seges-MT - Foto por: Dani Danchura/Seges-MT
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização