Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Cerca de 14 mil matrículas online foram feitas nas primeiras horas

Cerca de 14 mil matrículas online foram feitas nas primeiras horas




Até o fim da tarde desta quinta-feira (14.01), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contabilizou cerca de 14 mil novas matrículas pelo sistema online. Desse total, 98 pessoas já garantiram a vaga mediante apresentação nas escolas dos documentos exigidos. Além das duas creches estaduais, seis escolas de Rondonópolis e uma de Cuiabá tiveram a oferta preenchida nas primeiras horas. No entanto, a Secretaria garante que há vagas suficientes para atender toda a demanda em todo o Estado.

O número de solicitações foi grande nas primeiras horas em que o sistema foi aberto, às 8h, desta quinta-feira (14.01). Em duas horas de atendimento foram feitas mais de oito mil solicitações registradas. O fato, segundo a Superintendência de Tecnologia de Informação da Seduc, sobrecarregou o sistema e algumas pessoas tiveram dificuldades de acesso, porém a partir das 10h30, a situação foi normalizada.

De acordo com o secretário adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga de Melo, a expectativa é de que sejam efetuadas 20 mil matrículas/dia. “Pode acontecer de não ter vaga na primeira opção de escola, mas haverá em outras unidades. O próprio sistema informa onde estão as vagas disponíveis”. Ele ressalta que a opção da Secretaria pelo processo online foi para garantir a impessoalidade, a imparcialidade e a democratização das vagas.

Fraga destacou ainda que o processo evita as situações vexatórias e humilhantes pelas quais as famílias passavam ao enfrentar enormes filas e dormirem em frente às escolas durante dias, para tentar conseguir senhas. “Mesmo passando por todo esse sofrimento, muitas vezes não conseguiram a vaga naquela unidade, tendo que passar por tudo de novo para tentar em outra escola”, lembra Melo. 

No total, 439 escolas urbanas, que atendem as modalidades dos ensinos Fundamental e Médio, participam do processo de matriculas web. Também são realizadas pela internet as matrículas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) – nas escolas regulares que ofertam a modalidade.

Para confirmar a vaga solicitada, é necessário que o pai/ responsável ou o aluno maior de idade se dirija até a escola com a documentação exigida: documentos pessoais, comprovante de residência, histórico escolar, entre outros.

Tanto a matrícula via internet, quanto a confirmação e entrega de documentos podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro.

Exceções

Não estão inseridas neste processo online as escolas rurais, quilombolas, indígenas, salas anexas e escolas em municípios que possuem apenas uma unidade da rede estadual. Os 23 Centros de Ensino de Jovens e Adultos também seguem a forma convencional, ou seja, as matrículas são realizadas pessoalmente pelo interessado nas unidades.

Esgotadas

Além das vagas para as duas creches estaduais (Maria Eunice Duarte Barros e Nasla Joaquim Aschar), em Cuiabá, seis escolas de Rondonópolis tiveram as vagas preenchidas ainda pela manhã. São as Escolas Estaduais Emanuel Pinheiro; La Salle; Profª Renilda Silva Moraes; Sagrado Coração de Jesus; Santo Antônio e a Odorico Leocádio da Rosa. A Escola Souza Bandeira, na Capital, também preencheu as vagas nas primeiras horas de hoje.

Fonte: Eliana Bess e Viviane Saggin - Seduc-MT - Foto: Assessoria/Seduc-MT
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização