Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Cenipa inicia investigação sobre avião que ‘errou a pista’ em MT

Cenipa inicia investigação sobre avião que ‘errou a pista’ em MT

Aeronave da Passaredo estava com situação de aeronavegabilidade normal


O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) iniciou as investigações sobre o caso da aeronave da Passaredo Linhas Aéreas que ‘errou a pista’ ao pousar no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, no último sábado (09). Em nota, a prefeitura do município disse que todos os instrumentos funcionavam no momento do ocorrido. Avião atingiu uma cerca e, segundo relatos, chegou a pousar em uma plantação de soja antes de arremeter. A aeronave estava apta a realizar voos.

A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com o Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 6), responsável pela região, que informou que o Cenipa está responsável pelo caso. Também foi dito que as investigações já tiveram início e que um profissional já havia se deslocado para Rondonópolis.

A assessoria de imprensa do Cenipa informou ao Olhar Direto que a primeira fase do processo, conhecida como Ação Inicial, já foi realizada. Nela, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas e reúnem documentos. Os gravadores de voz e de dados foram localizados e recolhidos para análise no Cenipa.

Ainda foi informado que não há um prazo "definido para a conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Centro, dependendo sempre da complexidade do acidente". Por fim, a assessoria ainda esclarece que "a investigação feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tem o objetivo de prevenir acidentes".

A reportagem do Olhar Direto consultou a situação da aeronave (prefixo PR-PDD) junto à Anac (Agência Nacional da Aviação Civil). No Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião aparece como apto para realizar voos (situação de aeronavegabilidade normal). A aeronave foi construída em 1998 e está arrendada pela Passaredo.

Em nota, a Prefeitura de Rondonópolis afirmou que todos os instrumentos do aeroporto estavam em pleno funcionamento ”todos os instrumentos necessários para auxiliar os pilotos durante o pouso e decolagem estavam funcionando normalmente”. Ainda foi confirmado que a aeronave atingiu uma cerca de proteção do aeródromo, que foi logo consertada para não atrapalhar o tráfego, já que ela evita a entrada de animais na pista.

O caso

A aeronave (ATR-72) da Passaredo Linhas Aéreas que atingiu uma lavoura de soja e rompeu uma cerca de arame farpado ao tentar pousar no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, sofreu danos em sua fuselagem e na hélice. Relatos apontam que o avião ‘errou a pista’ e pousou na plantação. Em nota, a empresa informou ter sido necessário o procedimento de arremetida, após toque da aeronave no solo.

O "possível" pouso na lavoura foi negado pela Passaredo, que em nota informou ter sido necessário o procedimento de arremetida, após toque da aeronave no solo. A companhia aérea informou à reportagem que o pouso ocorreu normalmente, após o fato, e que nenhum passageiro ficou ferido.

Confira nota enviada pela Passaredo Linhas Aéreas:

“Durante a noite de ontem, em função de condições meteorológicas adversas durante o pouso do voo 2330 em Rondonópolis-MT, foi necessário efetuar uma arremetida após o toque da aeronave no solo. Após o procedimento, foi realizado nova aproximação e pouso normal. O desembarque dos passageiros ocorreu normalmente próximo ao horário previsto. A aeronave passa por inspeção dos técnicos do departamento de manutenção da companhia.

O pouso aconteceu as 00h23 e o voo era procedente de Brasília (DF).”

Fonte: Wesley Santiago Olhar Direto - Foto: Agora MT
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização