Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Assembleia Legislativa de MT institui comenda Dante de Oliveira

Assembleia Legislativa de MT institui comenda Dante de Oliveira

Dante de Oliveira foi deputado federal por Mato Grosso na década de 1980 (Foto: Câmara dos Deputados)



A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instituiu, por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (15), a Comenda Dante de Oliveira, proposta em abril de 2015 pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Conforme a publicação, a comenda será destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na área de direitos humanos, democracia e da cidadania mato-grossense.

A comenda é integrada por medalha e diploma e é concedida por iniciativa de alguma parlamentar, por meio de Projeto de Resolução. Segundo a publicação, cada deputado poderá propor a concessão de até cinco medalhas e cinco diplomas por mandato.

A concessão da comenda proposta deve ser analisada pelos deputados estaduais e cada proposta deve estar acompanhada do currículo pessoal do homenageado e o resumo das atividades por ele exercidas que justifiquem a sua indicação.

De acordo com a publicação, a medalha recebida pelo homenageado será confeccionada em aço e terá gravada no anverso o rosto do ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira, e no verso, o brasão do estado, circundado pelo nome da ALMT.

A entrega da comenda deverá ocorrer, anualmente, na última semana do mês de março, em sessão especial, ou, excepcionalmente, em outra data com relevante significado, com a anuência da Mesa Diretora, segundo a publicação.

Dante de Oliveira

Ex-prefeito de Cuiabá (1986-1989/1993-1994) e ex-governador de Mato Grosso (1995-2002), Dante Martins de Oliveira era cuiabano e engenheiro civil. Nascido em 1952, ele ficou conhecido pela autoria da emenda constitucional para restabelecimento da eleição direta para a Presidência da República, bandeira do movimento Diretas Já.

Dante tornou-se o primeiro governador reeleito para mandatos contíguos em Mato Grosso e permaneceu no cargo até 2002, quando renunciou para disputar o Senado, mas sem sucesso.

Antes de comandar a capital e o estado de Mato Grosso, Dante de Oliveira também cumpriu mandatos como deputado estadual e federal. O ex-governador faleceu em 2006, vítima de uma pneumonia agravada pelo diabetes.

Fonte: Do G1 MT

Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização