Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Estudantes do interior conhecem o Palácio Paiaguás

Estudantes do interior conhecem o Palácio Paiaguás

Alunos de Indiavaí e Vale de São Domingo conhecem o Palácio Paiaguás


Rhillary Milleid Tosta, de 15 anos, é uma agente de transformação. A adolescente de Indiavaí, no interior de Mato Grosso, está fazendo a diferença para dezenas de crianças de sua cidade com o projeto ‘Se Você Sorrir eu Sorrio’, ao arrecadar brinquedos e doá-los a jovens carentes. A ação social foi apresentada ao governador Pedro Taques durante a visita de 34 estudantes das escolas estaduais Rainha da Paz, do Vale de São Domingos e Paulino Modesto, de Indiavaí, ao Palácio Paiaguás. 

A ideia da campanha de solidariedade surgiu durante o natal do último ano e apresentar o projeto a Taques foi motivo de orgulho para Rhillary. “É muito emocionante poder apresentar um projeto, que era tão pequeno, e agora até o governador já conhece. Fiquei muito feliz de vir aqui. Eu conheci o governador durante uma visita que ele fez a nossa escola e hoje ele foi mais uma vez muito atencioso com os estudantes”. Durante o encontro Taques parabenizou a jovem pelo ato de cidadania e orientou os estudantes que a diferença pode ser feita por todos, alunos, gestores e professores. 

A promessa de trazer os alunos de Indiavaí para conhecer a sede do governo estadual foi feita por Pedro Taques durante visita oficial a cidade. A ação faz parte do projeto ‘Pipocando o Saber’ que trará alunos do interior para conhecer as instalações da sede do executivo estadual e a história de Mato Grosso. “Hoje estou cumprindo um compromisso que assumi com os alunos durante visita a escola. É muito importante termos um programa que traga os alunos do interior para capital, mostrar aos estudantes que eles também podem ser um agente transformador e ajudar a melhorar o estado”, afirmou. 

Uma experiência enriquecedora que ajudará na construção do conhecimento dos estudantes foi a avaliação feita pela superintendente de Educação Básica da Secretaria de Educação, Márcia Carvalho, sobre a visita guiada dos alunos. “Os estudantes estão em uma fase em que precisa do concreto, de ver, tocar as coisas para uma melhor compreensão do aprendizado. É muito importante sair do conhecimento dos livros e TV e vivenciar na prática o aprendizado. O estado vive um momento histórico com esta proposta dignificante e inovadora”. 

Visita ao Palácio Paiaguás 

Pedro Taques recebe alunos de duas escolas do interior


Assim que chegaram ao Palácio Paiaguás, os estudantes assistiram a um vídeo institucional com informações econômicas e turísticas sobre o Estado e explicações sobre o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Também foram destacadas, no filme, ações de cidadania que mostram situações em que jovens podem agir como agentes transformadores por um estado melhor. Além da visita guiada, os estudantes, professores e gestores também responderam um questionário com sugestões de melhorias a serem implementadas nas escolas. 

Para Paulo Ricardo Martins, estudante do 2º ano da escola Paulino Modesto, a visita foi importante para adquirir conhecimento. Ele também gostou das orientações passadas aos jovens, que como ele, pretendem tirar o título eleitoral no ano que vem. “Achei o Palácio muito complexo, não imaginava que fosse deste tamanho. Também gostei do filme, que tem muitas informações importantes. Muitas coisas já tínhamos aprendido na escola, mas com a prática fica mais fácil de entender. O encontro com o governador e esta visita vão ser experiências e lembranças que vou guardar para sempre”. 

Maria Borges de Oliveira, coordenadora da escola estadual Paulino Modesto, destacou que a viagem, que também englobará visitas ao colégio Liceu Cuiabano, Assembleia Legislativa, Bienal e Arena Pantanal, será uma experiência inesquecível na vida dos estudantes. “Tem jovens aqui que nunca saíram de sua cidade. Outros conhecem Cuiabá, mas estavam na expectativa de conhecer o Palácio do Governo e conversar com o governador, já que quando ele esteve na escola o contato não foi tão próximo. Essa foi uma bela iniciativa de trazer alunos do interior para a capital, dar esta oportunidade aos nossos adolescentes”. 

A diretora da Escola Estadual Rainha da Paz, Angelica Olioni dos Santos, contou sobre a empolgação dos jovens estudantes com a viagem. “Eles tiraram foto de tudo, dos prédios, das ruas, estavam encantados com a cidade. Essa visita será algo que ficará na vida destas crianças e adolescentes para sempre já que muitos nunca tiveram oportunidade de sair do interior. Na hora que chegamos, a gente via o brilho nos olhos deles, a alegria era cativante. É um sonho que está se tornando realidade na vida deles. Agradeço a oportunidade que eles estão tendo, de conhecer de perto a história do estado”.

Fonte: RENATA PRATA Redação/Gcom-MT - Foto: Maria Anffe/GcomMT.
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização