Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Estudante de Cáceres representará Mato Grosso no Senado

Estudante de Cáceres representará Mato Grosso no Senado



Após ganhar um concurso estadual de redação, a estudante Andressa Costa da Silva, de 17 anos, de Cáceres (a 224 km de Cuiabá), representará Mato Grosso como jovem senadora, em Brasília, entre os dias 16 e 21 de novembro.

Nesta quarta-feira (04.11), o governador Pedro Taques, recebeu a jovem da Escola Estadual União e Força, em seu gabinete, para que ela pudesse contar um pouco da sua história e da vontade de transformar a sua comunidade.

“É muito bom conhecer jovens entusiasmados e saber que as escolas estaduais de Mato Grosso tem estimulado os seus alunos a pensar além da sala de aula, além dos muros escolares e assim, para que um futuro próximo, se tornarem agentes transformadores. Iniciativas como essas mostram a importância das escolas, pois são delas que sairão futuros professores, médicos e até mesmo novos deputados, senadores e governadores”, afirmou o governador.

Andressa contou que o seu interesse pela política nasceu justamente na escola, com debates nas aulas de história e isso acabou se solidificando durante as pesquisas para as disciplinas e para a realização do concurso.

Com o titulo ‘Participação política questão de ética e saber’, a jovem abordou a participação política no parlamento, nas ruas, nas mídias e nas redes sociais e a maneira como muitas pessoas acabam realizando debates e discussões de maneira rasa e muitas vezes sem permitir o diálogo. “Há uma grande quantidade de pessoas que só entram nas redes sócias para criticar, difamar ou jogar pedras em políticos, não sabendo o que é a participação política, por isso decidi falar o que é a participação política, que não é só uma questão de ética, mas é de saber”.

A professora de história, Luciene Castilho, que inspirou Andressa, também irá participar do evento em Brasília. Ela contou que esta é a terceira vez que um estudante do colégio ganha o concurso e se torna ‘jovem senador’ por uma semana. Luciene credita este sucesso aos debates com os estudantes nas salas de aula. “Nós já fazemos isso no dia-a-dia com os nossos alunos e quando surge o tema só orientamos e eles fazem texto com base nos seus próprios argumentos”.

Durante a visita ao Palácio Paiaguás, Andressa adquiriu um pouco mais de conhecimento sobre os poderes Executivo e Legislativo de Mato Grosso. Entre os dias 16 e 21 de novembro, a garota e outros 26 jovens senadores poderão conhecer como funciona o Congresso Nacional, as mesas diretoras e o processo de aprovação das leis.

Este ano, o projeto Jovem Senador mobilizou por volta de 267 mil alunos da rede pública de todo o país. O Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e servidores do Senado Federal selecionaram 27 redações, uma de cada unidade da Federação, para que os jovens possam atuar como senadores em Brasília durante uma semana.

Fonte: GUSTAVO NASCIMENTO Redação/Gcom-MT - Foto: Chico Valdiner- (Gcom/MT)
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização