Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Cemitério Municipal de Barra do Bugres foi entregue na segunda-feira

Cemitério Municipal de Barra do Bugres foi entregue na segunda-feira

Exibindo 20151102_083146.jpg


É o primeiro cemitério municipal verticalizado do Estado a atender todos os critérios ambientais que a Legislação Estadual e Federal estabelece

Foi entregue ao município de Barra do Bugres na manhã desta segunda-feira, dia de Finados, o novo cemitério Municipal Vertical denominado “Recanto da Paz”, que além da bela área, possui infraestrutura básica para o conforto de servidores e visitantes.

Presentes na solenidade de entrega, autoridades religiosas, políticas e população em geral. Segundo o prefeito em exercício, João Alves dos Santos, em discurso, informou que a intenção da construção do novo cemitério começou nos idos do mandato de Aniceto Miranda, quando começaram as negociações com o até então Deputado Estadual, Saudoso René Barbour, prosseguindo pelos mandatos de Wilson Francelino e sendo definido pela atual administração de Julio Cesar Florindo, onde os considerados ‘entraves’ foram superados, possibilitando assim finalização do Projeto como Cemitério Público Municipal ‘Recanto da Paz’, Florindo consegue, após longos anos dar fim ao sofrimento da população quando deparavam com um antigo cemitério totalmente saturado. “Com esse cemitério conseguimos finalizar o sofrimento provocado aos parentes daqueles que chegavam ao fim de sua vida e não disponibilizavam de um local digno de conforto num momento onde a paz é procurada e se torna primordial ao alívio de maior tristeza desses familiares. Sabemos que entregamos algo novo ao município, mas também que acabamos com aquela revolta quando familiares passavam por situações constrangedoras quando estavam com a insuportável dor da perda de um parente ou um amigo”, disse Florindo.

O Cemitério contará com 06 setores constituídos por 444 lóculos (gavetas) medindo 1,00 de largura, 2,40 de profundidade e 0,80 de altura. “É o primeiro cemitério municipal vertical do Estado a atender todo o roteiro que a Legislação Ambiental na Esfera Estadual e Federal estabelece, no que diz respeito a prevenção para que não se contamine o lençol das águas e solo”, disse Neiva Cristina, Assessora de Infraestrutura e Serviços Públicos. Neiva destaca ainda que sempre foi uma preocupação desta administração, a busca de alternativas modernas a serem inseridas no projeto e na operacionalização do cemitério.

A forma verticalizada automaticamente permeabilizada, é a segunda barreira contra a umidade provocada por necrochorume, considerando a primeira, que é a manta absorvedora dos líquidos, que apresenta a eficiência que o caso requer, além dos filtros de carvão ativado, para eliminação do mal cheiro dos gases. “Sabemos todos que o cemitério convencional encontra-se totalmente limitado, com mais de 8.000 corpos sepultados, tomado por restos de construções deixados ali por seus geradores, que vem se acumulando por décadas, chegando hoje a não oferecer mais nem um metro quadrado de terra ociosa, o que levou esta gestão a procurar o entendimento das legislações, buscando soluções para que pudesse se esclarecer que todo roteiro de exigências da SEMA, tem a ver sim com prevenção a saúde pública. “É o que nós, como um grupo, fizemos e continuaremos fazendo, buscando o melhor para evitar a contaminação”, afirmou Neiva Cristina.

A Administração destaca que é fundamental o cumprimento das Leis Municipais relativas a cemitérios pelos servidores dentro de suas funções.

Outra questão importante levantada, cita que os cemitérios precisam de equilíbrio financeiro para se manter, para isso uma tabela tributária será aplicada de forma adequada como estabelece a Lei 2.217/15. Essa receita custeará as despesas mensais com vigias, guardador de corpos, zelador e manutenção geral, para agregar qualidade e melhor servir os munícipes. Tais definições estão sendo analisadas e repassadas por uma equipe da Assessoria em reunião nesta manhã de terça-feira na Prefeitura, juntamente com representantes das funerárias local que por sua vez terão a incumbência de instruir familiares quanto aos procedimentos imediatos.

Vale a pena lembrar que tais procedimentos administrativos e operacionais se farão pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, fone (65) 3361-1160.

Para definir os últimos preparativos em sua estrutura, o cemitério contou com a participação voluntária de servidores para a jardinagem tornando o local agradável a visitação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Barra do Bugres

Exibindo 20151102_082658.jpg


Exibindo 20151102_081804.jpg




Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização