Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » Governo lança três programas de sustentabilidade

Governo lança três programas de sustentabilidade





Três importantes programas de sustentabilidade serão lançados nesta segunda-feira (26), a partir das 14h30, no Palácio Paiaguás, pelo governador Pedro Taques. O primeiro deles será a assinatura de um termo de cooperação técnica com a empresa Itaipu Binacional para implantação da metodologia do Programa Cultivando Água Boa, que propõe a adoção de novos modelos de produção em microbacias hidrográfias prioritárias de Mato Grosso, com ações que visam maior preservação dos recursos naturais, como água, solo e biodiversidade. 

O Cultivando Água Boa tem o objetivo de minimizar os impactos ambientais já previstos para os próximos 10 a 50 anos, como aumento da temperatura entre 2,5º C e 4º C (na visão otimista), diminuição em 20% - ou mais - no volume das chuvas, o que reduzirá a vazão dos rios, comprometendo o abastecimento de água para a população e também para os setores produtivos. Seis secretarias estão diretamente envolvidas nesta iniciativa: Meio Ambiente (Sema), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação (Seduc), Trabalho e Assistência Social (Setas) e Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (Gadr). “Nós estamos trazendo esta proposta para Mato Grosso porque já é realidade em municípios do Paraná”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini. 

Outra ação importante, que também ocorrerá na mesma solenidade, é o termo de adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a presença do secretário-executivo do ministério, Francisco Gaetani. A A3P consiste em uma proposta de inserir a variável socioambiental no cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho de todas as instituições estaduais. Quatro delas terão ações imediatas: Meio Ambiente, Cidades, Gabinete de Assuntos Estratégicos e Educação. Está no acordo de resultados da Sema oferecer suporte as demais pastas em vários aspectos, entre eles, estão: gestão de resíduos sólidos e perigosos gerados; redução de consumo e reaproveitamento de materiais; combate ao desperdício de energia e de água, cidadania, ética, equidade, segurança e qualidade de vida no trabalho. 

Por último, o governador Pedro Taques fará o lançamento oficial do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (Peaaf) e do Projeto Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, visando o fortalecimento da sustentabilidade no governo do Estado. Esse é um programa do MMA, executado pela Sema, com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) e de outras três secretarias (Setas, Seduc e Seaf). O projeto o conta com o investimento de R$ 750 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente e em contrapartida das prefeituras,q que disponibilizarão espaço, cozinheiras e transporte. 

O principal objetivo do Peaaf é manter os jovens e mulheres no campo, a partir de cursos de capacitações voltadas para conservação da biodiversidade, regularização ambiental, desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, comunicação e mobilização social. Ao todo, serão ministrados aulas a respeito de 15 temas ao longo de nove meses para 180 moradoras de assentamentos, comunidades tradicionais e quilombolas mato-grossenses. 

SERVIÇO 

Evento: Governo do Estado lança três programas para o fortalecimento da sustentabilidade em Mato Grosso 
Data: 26/10 (segunda-feira) 
Horário: a partir das 14h30 
Local: Salão Nobre Cloves Vettorato, Palácio Paiaguás, Centro Político Administrativo - Cuiabá

Fonte: ROSE DOMINGUES Assessoria/Sema-MT
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização