Publicidade 1
Publicidade 1

Publicidade 14

Publicidade 14

Publicidade 15

Publicidade 15

Publicidade 16

Publicidade 16

Publicidade 17

Publicidade 17

Publicidade 18

Publicidade 18

Publicidade 19

Publicidade 19

Publicidade 20

Publicidade 20

Publicidade 21

Publicidade 21

Publicidade 22

Publicidade 22

Publicidade 23

Publicidade 23

Publicidade 24

Publicidade 24

Publicidade 25

Publicidade 25
Home » » A 3 dias do Enem, 26% dos inscritos em MT não acessaram local de prova

A 3 dias do Enem, 26% dos inscritos em MT não acessaram local de prova

Cartão de inscrição informa onde candidato vai fazer a prova. (Foto: Reprodução/Inep)


Até as 8h de terça-feira (20), 26% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso, equivalente a 37,6 mil pessoas, ainda não haviam acessado o cartão de confirmação na Página do Participante no endereço enem.inep.gov.br/participante. O cartão informa o horário e local onde o candidato fará as provas, no sábado (24) e domingo (25). No estado, 149,5 mil se inscreveram no Enem.

No dia 14 de outubro, 40% dos inscritos em Mato Grosso não tinham verificado ainda o cartão de inscrição. A recomendação do MEC é para que os candidatos visitem o local dias antes do Enem, para evitar imprevistos.

Nesta edição do Enem, os cartões não serão enviados pelos Correios, somente serão disponibilizados pela internet. O cartão informa ainda os dados do participante como nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). 

Outra novidade é que o candidato poderá salvar o cartão em seu computador no primeiro acesso para não ter de voltar ao sistema.

Para acessar o cartão de confirmação, o participante deve informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Quem esqueceu a senha, deve entrar na Página do Participante no endereçoenem.inep.gov.br/recuperar-senha.html para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Feito a solicitação de senha, é necessário aguardar o encaminhamento por e-mail ou mensagem no celular (SMS) para realizar o novo acesso.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Chico Soares, reafirma a necessidade dos participantes não deixarem para verificar o local de prova na última hora. “É fundamental que os de inscritos que ainda não acessaram o cartão de confirmação façam esse procedimento ao longo da semana com tranquilidade”, ressalta Soares.

As provas

No sábado, dia 24, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, 25, será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Segurança

Entre as novidades deste ano está a mudança do horário de início das provas. Para reforçar a segurança, os locais serão fechados às 13h, porém as provas serão entregues somente às 13h30. Durante esses 30 minutos, os detectores de metais poderão ser usados de acordo com a conveniência dos fiscais e os candidatos serão orientados a guardar celulares e demais equipamentos eletrônicos.

“A situação estará muito mais controlada. Também teremos um certificador que estará presente na abertura das provas e afastaremos ainda mais a possibilidade de alguém fazer a com a prova com o celular.”

O MEC vai monitorar o uso das redes sociais durante a prova. E em “casos mais sérios”, informou que vai solicitar a ajuda da Polícia Federal. Durante as provas, haverá o acompanhamento do centro de comando de controle do Ministério da Justiça.

Isentos

Dos 7.746.118 inscritos no Enem deste ano, 1.344.797 estavam automaticamente isentos da taxa por serem oriundos de escola pública, 4.417.285 declararam carência e também não pagaram a taxa e outros 1.984.036 candidatos são pagantes.

A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício de isenção de pagamento para a próxima edição do exame.

Fonte: Do G1 MT
Espalhe por ai :
Copyright © Barra News - Todos os direitos reservados
Barra do Bugres - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização